Segurancarodoviaria
E-mail: novec2011@gmail.com; luiskap11@hotmail.com; nuno-patricio@live.com.pt
Decorrido o tempo de reação em que o condutor se apercebe do obstáculo até que começa a travar, o condutor trava. Ao travar, o automóvel não para de imediato. Ele vai percorrer uma determinada distância até que consiga parar. Essa distância é designada por distância de travagem.
A distância de travagem representa-se por dt e no SI vem expressa em metros.
Esta grandeza depende da massa do veículo (quanto maior a massa, maior será a distância de travagem), da velocidade do veículo (quanto maior a velocidade, maior será a distância de travagem) e da força de travagem (quanto menor for a força, maior será a distância de travagem).
O Código da Estrada impõe, a cada condutor, a obrigatoriedade de manter uma distância suficiente em relação ao veículo da frente para, em caso de travagem brusca, poder travar o veículo sem provocar acidente. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os condutores respeitassem a distância de segurança.
A distância de segurança (dS) consiste na distância mínima que dois veículos devem manter entre si para que, no caso de travagem brusca, não colidam.
Esta é calculada pela soma da distância de reação com a distância de travagem e vem expressa no SI em metros.
A distância de reação corresponde à distância percorrida pelo condutor desde que se apercebe do obstáculo até que começa a travar.
Quando conduzimos devemos ter em conta algumas regras de segurança, de modo a evitar acidentes.
Um dos aspectos a ter em conta é a Distância de Segurança Rodoviária.
A Distância de Segurança Rodoviária é a distância que devemos deixar ao veículo da frente para evitar acidentes no caso de uma travagem brusca.
Se tivermos em conta a velocidade a que o veículo circula, o tempo de reacção do condutor e a força de travagem, é possível calcular a distância que determinado veículo percorre desde que o condutor avista um determinado obstáculo até conseguir parar.
© 2011 Todos os direitos reservados.